O Município de Gouveia inaugurou, no dia 15 de Junho, as obras de requalificação da Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego, um investimento no valor de 155.521.89 euros, integrado na candidatura de “Intervenção de Valorização, Animação e Divulgação da Rede e Ambiental”.
A Casa Abrigo da Rota do Rio Mondego é um edifício e um anexo que integram um conjunto modelado de casas para guardas florestais e respetivas famílias, dispersas pela Serra da Estrela, destinadas a vigilância e guarda, cuja construção remonta às décadas de 1950/60. Esta casa de abrigo implanta-se num local junto ao Rio Mondego, na União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra.
O município de Gouveia explica que “o objetivo desta intervenção é a adaptação com reconstrução desta antiga Casa do Guarda Florestal do Sumo do Mondego, também apelidada de “Casa dos Astrónomos” e agora designada por “Casa de Abrigo da Rota do Rio Mondego”, para um centro de atividades de dinamização ambiental, preservação e conservação considerando a forte vocação de sensibilização e educação ambiental em torno do Rio Mondego, sua flora e fauna”.