Gouveia – Gala do XV Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão” nos claustros dos Paços do Concelho.

A Gala do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão” está marcada para esta sexta-feira, dia 5 de Julho, em Gouveia. O evento, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, conta, este ano, com a parceria da Câmara Municipal de Gouveia e decorre nos claustros dos Paços do Concelho.

As referências que darão origem aos Melhores Vinhos de 2024 foram, previamente, submetidas a prova dos especialistas, em sessão decorrida no último dia 25 e 26 de junho, no Solar do Vinho do Dão, sendo o painel de jurados constituído por 25 elementos de várias áreas de conhecimento, como enólogos, sommeliers e críticos.

O Júri, presidido por Luís Gradíssimo, avaliou 169 amostras de 42 produtores, inscritos nas categorias de vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes, que anseiam pela conquista do título de “Melhor Vinho a Concurso” e pelas medalhas de ouro, prata e platina, que serão anunciados durante a Gala.

O Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão” realiza-se, anualmente, há 15 anos consecutivos e tem como principal objetivo dar a conhecer e premiar os melhores e mais representativos vinhos do “terroir” do Dão, reconhecendo a sua qualidade e excelência.

O Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Manuel Tadeu Marques, diz que “é uma honra receber, no Município de Gouveia, a Gala do XV Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão”, onde se presta uma merecida homenagem ao excelente trabalho desenvolvido, diariamente, pelos nossos produtores de vinho, bem como à dedicação, paixão e empenho por eles depositada neste setor, que se tem revelado, tão importante para o desenvolvimento deste território e que tem conquistado cada vez mais reconhecimento no panorama vitivinícola nacional e internacional. Sequencialmente e sendo os produtores do concelho de Gouveia, normalmente, distinguidos neste concurso é com redobrado gosto que nos associamos a esta celebração da qualidade, da genuinidade e da identidade.”

Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão, agradece à Câmara de Gouveia por se ter associado ao evento, que “pretende ser mais um momento para brindarmos à qualidade e diversidade dos Vinhos do Dão”. E acrescenta: “O número de agentes económicos que submeteram os seus vinhos a prova aumentou face ao ano passado, o que mostra a importância que dão ao nosso concurso, ao mesmo tempo que todos nós trabalhamos em conjunto para o reforço do posicionamento dos Vinhos do Dão a nível nacional e internacional”.

Notícias Relacionadas