De 8 a 12 de Agosto, Gouveia vive as Festas do Senhor do Calvário, que juntam o culto religioso, a tradição, a cultura, a música e a animação, e a Feira Comercial, de Artesanato e Associativismo de Gouveia, que tem como principal objetivo dinamizar e promover as atividades económicas e o empreendedorismo do concelho, valorizando os agentes sociais, empresariais e institucionais.
A Capela do Senhor do Calvário é o epicentro das festividades, um local sagrado e de muito apreço e devoção por parte dos gouveenses. As Festas estendem-se à cidade, numa mistura da religião, com o comércio, animação, bem como da gastronomia.
Dino D’Santiago (8 de Agosto), Plutonio (9 de Agosto), Bárbara Bandeira (10 de Agosto), UHF (11 de Agosto) e D.A.M.A (12 de Agosto), são os artistas que compõem o cartaz principal das Festas do Senhor do Calvário 2024.
No dia 10 de Agosto realiza-se o já tradicional desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade, seguido pelo Festival Internacional de Folclore de Gouveia.
A XLVII edição deste evento irá contar com um espetáculo de autenticidade cultural protagonizado por grupos portugueses, bem como grupos internacionais.
A Feira Comercial, de Artesanato e Associativismo pretende contribuir para estimular a promoção e comercialização de produtos e serviços com ênfase no artesanato, nos produtos endógenos regionais, comércio e serviços locais e regionais, bem como nas atividades de diversão durante este certame.
A Feira Comercial, de Artesanato e Associativismo de Gouveia é uma iniciativa do Município de Gouveia que, desta forma, procura promover e divulgar as marcas identitárias locais e regionais, a promoção cultural, a disseminação de projetos inovadores e de empreendedorismo e ações de desenvolvimento local.
A Mostra Social e Associativa integra, também, a Feira Comercial, de Artesanato e Associativismo, que é, por sua vez, dinamizada em parceria com Casa do Povo de Vila Nova de Tazem (projeto CLDS), e tem como principal objetivo divulgar a oferta social e associativa existente no concelho e promover a cooperação institucional.
Destaque ainda para as várias atividades lúdicas, culturais e os espetáculos de variedade integrados numa vasta e diversificada programação que contempla artistas do concelho e da região, atraindo gouveenses e visitantes a usufruir de tudo o que Gouveia tem para oferecer.