A Festa dos Sabores de Montanha acontece de 1 a 3 de Novembro, na aldeia de montanha de Folgosinho, no concelho de Gouveia, e insere-se no plano de animação da Rede de Aldeias de Montanha.
O certame tem como principal objetivo valorizar os produtos endógenos desta região, como a castanha e outros frutos secos, o pão de centeio, o mel e as compotas, a doçaria tradicional, os cogumelos, a caça e os enchidos, assim como outras atividades económicas tradicionais e artesanais desta aldeia de montanha.
O evento vai contar com atividades ligadas à gastronomia, nomeadamente a realização do magusto comunitário, experiências gastronómicas de montanha, showcookings, concurso de doces à base de castanha e oficinas gastronómicas.
A Festa conta ainda com momentos de animação e espetáculos musicais, bem como experiências de conhecimento e actividades realizadas em torno das temáticas de montanha, como saídas de campo, workshops e seminários.
O programa conta também com uma montaria ao javali, que decorrerá no segundo dia da festa. A organização explica que “esta atividade cinegética permite, além do convívio entre caçadores, proceder à correção de densidade populacional da espécie, de modo a acautelar a saúde pública e evitar os avultados estragos provocados pelos javalis no sector agrícola”.
A Festa dos Sabores de Montanha terá um cunho ambiental e sustentável, condicionando o uso de plástico e privilegiando a reutilização e utilização de materiais biodegradáveis.
O evento é promovido pela Junta de Freguesia de Folgosinho e conta com as parcerias do Município de Gouveia, da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha, do Instituto de Gouveia – Escola Profissional e das seguintes associações da aldeia de Folgosinho: o Clube da Caça e Pesca de Folgosinho, Galhardos Runners, a Comissão de Festas em Honra da Nossa Sra. do Socorro 2025, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Folgosinho, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, o Grupo de Concertinas de Folgosinho (Harmonia Divertida – Associação), a Associação de Baldios de Folgosinho, a Folgonatur e a Associação Lar de Folgosinho.