As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

GNR prestou apoio a portugueses no fim-de-semana do Carnaval

Ciudad Rodrigo

Doze elementos do Comando Territorial da GNR da Guarda participaram, no sábado e no domingo, dias 14 e 15 de Fevereiro, em Ciudad Rodrigo, Espanha, numa acção de patrulhamento conjunto com a Guardia Civil daquele país para garantirem um maior sentimento de tranquilidade aos foliões portugueses.
A iniciativa foi realizada pela segunda vez, no período do Carnaval, naquela localidade espanhola localizada a poucos quilómetros de distância da fronteira de Vilar Formoso.
Foram empenhados 12 elementos da GNR, 6 por dia, que participaram em duas patrulhas compostas por 3 elementos, entre as 14.00 e as 24.00 horas, que eram considerados os períodos de previsão de maior afluência de cidadãos portugueses.
Nos dois dias da acção, realizada numa altura em que Ciudad Rodrigo promoveu o Carnaval del Toro, uma festividade carnavalesca das mais antigas de Espanha e que atrai anualmente muitos portugueses, os elementos da GNR auxiliaram alguns cidadãos portugueses. “Houve 3 ou 4 pedidos de informação, nomeadamente sobre locais onde podiam deixar as viaturas em segurança e sobre legislação rodoviária que se aplica em Espanha”, referiu o tenente-coronel Cunha Rasteiro, Chefe da Secção de Operações e Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda.
Ainda de acordo com o responsável, os portugueses mostraram-se satisfeitos com a presença dos militares por “sentirem as autoridades portuguesas mais próximas”. “Demonstraram um maior sentimento de segurança e houve alguma curiosidade, perguntando aos elementos da GNR qual era a sua missão em Ciudad Rodrigo”, contou.
Cunha Rasteiro disse ainda que durante o fim-de-semana “não houve ocorrências criminais que tenham envolvido cidadãos portugueses”.
A deslocação dos elementos da GNR a Ciudad Rodrigo teve em vista apoiar a actividade desenvolvida pela Guardia Civil e promover “uma articulação mais estreita para com os milhares de portugueses que ali se deslocam nesta altura do ano” em caso de participação de ocorrências ou de pedidos de informação.
A colaboração entre as duas forças policiais surge no âmbito do aprofundamento dos mecanismos de cooperação entre as entidades que, nos dois países, estão incumbidas de missões policiais e aduaneiras, inicialmente nas zonas fronteiriças, mas posteriormente alargado a todo território nacional. “Desde há longos anos que o Comando Territorial da Guarda vem mantendo grande proximidade com a Comandancia da Guardia Civil de Salamanca, desenvolvendo acções não só no âmbito dos controlos móveis, mas também ao nível da troca de informações, realização de seminários, jornadas de formação e diversos tipos de patrulhamentos”, lembrou Cunha Rasteiro.
O tenente-coronel indicou ainda que no dia 1 de Março será também realizada, pela segunda vez, uma acção de patrulhamento misto, com a deslocação de elementos da Guardia Civil espanhola a Portugal, por ocasião da Festa do Almendro, em Barca d´Alva, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que é frequentada por muitos cidadãos do país vizinho.

Ler também:  Penamacor - Requalificação do Lagar de Aldeia do Bispo

Notícias Relacionadas