As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Fórum ‘Vê Portugal’ apontou o turismo como motor da economia e um factor de coesão nacional

Iniciativa juntou cerca de 600 participantes, na Covilhã

No encerramento do 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado defendeu que a percepção por parte do público da marca Centro de Portugal é hoje uma realidade, o que resulta de um esforço de toda a equipa da Turismo Centro de Portugal.
“A minha acção como presidente da Turismo Centro de Portugal, desde 2006, teve como objectivo construirmos um país mais equilibrado turisticamente”, disse Pedro Machado na Sessão de Encerramento do Fórum, no Teatro Municipal da Covilhã. E acrescentou: “Quando cheguei, o maior desafio era a criar a consciência de uma marca, a marca Centro de Portugal, que resultava de 10 ex-regiões e 3 ex-juntas de turismo. Era uma missão com dificuldades acrescidas, mas também com oportunidades”.
Para Pedro Machado “a evolução dos números da procura turística ao longo dos anos e a criação de uma consciência da marca são a confirmação dessas oportunidades. Hoje, a percepção da marca Centro de Portugal, com as suas convergências e divergências, é incontornável”.
O Fórum “Vê Portugal” juntou cerca de 600 participantes na Covilhã, ao longo de três dias de debate e de iniciativas variadas. O evento decorreu de 29 a 31 de Maio e foi organizado pela Turismo Centro de Portugal e o Município da Covilhã.
Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, considerou que a realização do Fórum na Covilhã “é um bom exemplo de como Portugal deve ser descentralizado nos seus destinos” e lembrou que “o turismo internacional é importante, mas os portugueses e o turismo interno são fundamentais para os territórios do interior”.
E acrescentou: “Uma coisa é certa: há cada vez mais portugueses e estrangeiros a optarem por Portugal, mesmo em locais que não eram destinos habituais. Portugal tem uma oferta ímpar na gastronomia, na História, nas paisagens, no património, que o torna um destino atraente”, disse ainda, para concluir: “O turismo continua a ser o principal motor da economia portuguesa, pelo que é preciso olhar para a promoção de forma estratégica”.
Durante os painéis foram debatidos temas relacionados com a sustentabilidade, marketing, turismo no interior e caminhos do turismo interno.

Notícias Relacionadas