Residência de Estudantes passa para alçada da Câmara Municipal

Fornos de Algodres

O Município de Fornos de Algodres e a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças assinaram o acordo de transferência de competências de gestão da Residência de Estudantes de Fornos de Algodres (Externato Marquês de Tomar – Solar dos Costas Cabrais). A cerimónia decorreu no passado dia 25 de Janeiro, em Castelo Branco.
Este acordo foi realizado no seguimento da manifestação de interesse na transferência das competências de gestão sobre o património imobiliário público por parte do Município.
O acordo assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, e pelo Subdirector Geral do Tesouro e Finanças Miguel Santos, prevê a recuperação do imóvel tendo em vista a sua reabilitação e adaptação a fins de interesse público, designadamente a instalação de Residência de Estudantes, Abrigo de Emergência e Espaço Coworking.
Os encargos de investimento serão financiados por fundos próprios da Câmara Municipal de Fornos de Algodres e a transferência de gestão é válida por um período de 50 anos.
Na cerimónia, onde estiveram presentes o Ministro das Finanças, Fernando Medina, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças assinou acordos com os municípios de Fornos de Algodres, Amares, Barcelos, Barreiro, Castelo Branco, Mira, Penacova, Sever do Vouga e Vila Nova de Poiares relativamente a nove imóveis estatais devolutos, cuja requalificação implicará um investimento global de três milhões de euros.

Notícias Relacionadas