Associação de Promoção Social de Maceira acolhe idosos em ambiente familiar

A Associação de Promoção Social Recreativa, Desportiva e Humanitária (APSRDH) de Maceira, no concelho de Fornos de Algodres, é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, devidamente registada na Direcção-Geral da Segurança Social sob a inscrição n.º 43/91.

A Associação, presidida por José Fernando Almeida Tomaz, tem como principal âmbito de intervenção a melhoria do bem-estar e qualidade de vida da população através de iniciativas e empreendimentos que visem apoiar a infância, a juventude e a terceira idade, promovendo a inserção social dos grupos mais desfavorecidos e o desenvolvimento integrado do território local. O seu âmbito de acção abrange o território nacional, com especial incidência no concelho de Fornos de Algodres e concelhos limítrofes.
A APSRDH de Maceira tem por missão “contribuir para o desenvolvimento social local e para o bem-estar dos seus utentes/clientes, através de um conjunto de respostas e serviços prestados com excelência e qualidade, em consonância com as necessidades locais e as exigências de uma vida condigna”. A sua acção rege-se pelos valores de respeito, integridade, honestidade, confiança, justiça, tolerância, solidariedade e responsabilidade. Tem como visão “ser reconhecida como uma instituição de excelência que assume a centralidade da pessoa humana como o seu principal compromisso, bem como, a promoção do seu bem-estar e qualidade de vida”.
As respostas sociais da instituição são as seguintes: Lar de Idosos (tem actualmente 24 utentes); Centro de Dia (14 utentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (26 utentes). O Lar de Idosos “Casa dos Avós” possui 14 quartos (3 individuais e 11 duplos), salas de convívio e salas de estar com copa, refeitório, gabinete de enfermagem, gabinetes técnicos, lavandaria e salão de cabeleireiro, entre outras áreas de apoio.
A instituição refere que oferece aos idosos ambiente familiar e acolhedor (condições de protecção e conforto de modo a que os utentes possam “sentir-se em casa”); qualidade de vida (atendimento personalizado, alimentação, saúde e bem-estar, etc.); convívio saudável (estimulado o convívio entre os utentes e a sua socialização no meio envolvente, dinamizando diversas actividades lúdicas e de animação sociocultural); profissionais qualificados (os colaboradores têm formação em geriatria e larga experiência de trabalho com idosos); e preços competitivos (os preços praticados pela instituição são acessíveis e adequados à situação socioeconómica de cada cliente). “Todos os dias unimos esforços para que os nossos clientes se sintam felizes”, assegura a direcção da APSRDH de Maceira.
Refira-se ainda que esta instituição particular de solidariedade social do concelho de Fornos de Algodres desenvolve várias actividades de animação com os utentes ao longo do ano, nomeadamente trabalhos manuais, ginástica, jogos de tabuleiro, cognitivos, desportivos e de expressão físico/motora, novas tecnologias, música, caminhadas, comemoração de datas festivas (Santos Populares, Festa do Sócio, Romaria de Santa Eufémia, etc.).

Notícias Relacionadas