Em Barca d’Alva e em Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, estão praticamente concluídos os trabalhos de substituição da iluminação cénica.
Na Ponte Sarmento Rodrigues, em Barca d’Alva, esta operação permitiu substituir os focos de vapor de iodetos metálicos e vapor de sódio, de elevado consumo, por iluminação de tecnologia LED.
A autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Carlos Condesso, explica que “esta importante obra visa diminuir os custos de consumo e vai melhorar os níveis de iluminação existentes, trazendo mais beleza a este polo de atracção turística”.
Na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a requalificação da iluminação, visou substituir as luminárias existentes por outras mais eficientes com tecnologia LED e vai permitir a redução da pegada ecológica, melhorar os níveis de iluminação existentes, bem como diminuir os custos de consumo e de manutenção.
O Município tem apostado em acções ambientais, pois considera que devem ser motores de desenvolvimento do território, de forma a corresponderem às atuais exigências climáticas com que nos debatemos, acautelando a vulnerabilidade dos sistemas ecológicos e das gerações futuras.