Rota das Amendoeiras em Flor em comboio histórico

Vila Nova de Foz Côa

A CP – Comboios de Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa apresentaram a Rota das Amendoeiras em Flor, com o objectivo de dar a conhecer a região do Douro a bordo de um comboio histórico e com vista privilegiada para as amendoeiras, degustando ainda doces tradicionais.
Na edição de 2023, que foi divulgada no dia 15 de Fevereiro, a aposta passa pela promoção do território, juntando turismo ferroviário e cultura. Trata-se da primeira Rota a ser adaptada ao novo modelo de turismo ferroviário promovido pela CP.
A Rota das Amendoeiras em Flor foi apresentada no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, com a presença do presidente da CP, Pedro Moreira, e do presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa, que destacaram a importância histórica da Linha do Douro e desta região, que é Património Mundial.
Pedro Moreira referiu que “estes novos produtos turísticos da CP têm como objectivo uma nova política de turismo ferroviário e, ao mesmo tempo, a coesão territorial”. Adiantou que “esta viagem, a bordo do comboio Miradouro, é a forma mais sustentável de conhecer e visitar esta região classificada como Património Mundial”.
O presidente da CP não deixou também de lembrar que esta experiência só é possível “porque os trabalhadores da CP conseguiram recuperar as panorâmicas e históricas carruagens que, infelizmente, estavam abandonadas”.
João Paulo Sousa disse que “com importância histórica que a linha do Douro tem para toda a região duriense e em especial para o concelho de Foz Côa, o Município, em parceria com a CP, decidiram este ano reformular o programa da Rota das Amendoeiras em Flor, e estruturar um programa turístico exclusivo para o concelho de Foz Côa”.
E acrescentou: “Desta forma o Município pretende seduzir o turista que escolhe a ferrovia para visitar este território do Douro Superior, e contemplar o espectáculo natural que são as Amendoeiras em Flor”. Estão programadas sete viagens. O percurso, pela Linha do Douro, entre Porto-São Bento e o Pocinho, em Foz Côa, faz-se todos os sábados e domingos entre 25 de Fevereiro e 18 de Março.
Os participantes vão poder desfrutar do espectáculo que é ver as amendoeiras em flor e também visitar o Museu do Côa, um dos maiores museus portugueses, que celebra o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro. Na edição deste ano os passageiros terão oportunidade de degustar doces regionais e artesanais.
O custo de cada viagem (ida e volta) é de 49 euros, sendo de 25 euros para crianças dos 4 até aos 12 anos.

Notícias Relacionadas