Jornada assistencial promovida pela Fundação Álvaro Carvalho

Figueira de Castelo Rodrigo

Uma equipa de médicos fisiatras e fisioterapeutas estará este sábado, 18 de Março, em Figueira de Castelo Rodrigo, com o objectivo de ministrar sessões teóricas e práticas no âmbito da reabilitação. Esta iniciativa é destinada a profissionais de lares de idosos e centros de dia de diversas instituições do concelho.
A formação será promovida pela Fundação Álvaro Carvalho em parceria com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e irá capacitar os profissionais de geriatria para a implementação de novas e melhores práticas na mobilização de idosos e deficientes motores, além de transmitir conhecimentos e técnicas que ajudarão a prevenir eventuais acidentes nos cuidados com os utentes.
Neste dia, decorrerá também uma jornada assistencial que inclui consultas gratuitas em algumas especialidades médicas, nomeadamente: Cardiologia, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Ginecologia e Fisiatria. Esta jornada vai ao encontro do trabalho profícuo realizado entre a Fundação Álvaro Carvalho e a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que tem por objectivo dar mais cuidados de saúde aos cidadãos do concelho, tendo em conta que o Serviço Nacional de Saúde não está a dar respostas às populações. A autarquia garante assim a resposta possível diante dos constrangimentos do SNS, que tem condicionado a acesso aos cuidados de saúde dos utentes.
A parceria com a Fundação Álvaro Carvalho tem sido muito gratificante para o concelho, já que tem possibilitado uma assistência aos cidadãos que têm necessitado de cuidados de saúde, nomeadamente com o protocolo em vigor há mais de um ano, que já permitiu operar gratuitamente às cataratas cerca de 100 cidadãos (ver entrevista).

Notícias Relacionadas