Incentivo à plantação de amendoeiras no concelho

Figueira de Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo tem em vigor apoios para os agricultores que invistam e plantem amendoeiras. Esta medida reconhece a importância da amendoeira para fortalecer o maior cartaz turístico de Figueira de Castelo Rodrigo, e também para o fomento da criação de produtos à base da amêndoa.
A comparticipação para o plantio destas árvores é de dois euros e meio por cada pé plantado, podendo cada agricultor receber até 1000 euros, o equivalente à plantação de 400 novas amendoeiras, desde que não tenha usufruído deste apoio anteriormente.
O objectivo deste apoio é renovar as paisagens e aumentar o número de amendoeiras, que entre Fevereiro e Março pintam o território com tons branco e rosa, anunciando a primavera.
“As amendoeiras são uma espécie rústica, que consegue resistir a calor e à seca no verão, mas também ao frio do inverno e aos solos pobres, encaixando na integra nos terrenos plantáveis, sendo relevante o aumento da sua plantação, pois irá ajudar a aperfeiçoar o quadro de amendoeiras floridas, melhorando as paisagens e contribuindo para que mais visitantes passem pelo concelho”, explica a autarquia.
Figueira de Castelo Rodrigo assume-se como a “Rainha da Amendoeira em Flor”, festejando a natureza em festa no prenúncio da primavera, atraindo ao concelho milhares de turistas, que procuram o turismo de natureza e os produtos endógenos.

Notícias Relacionadas