Família de Pedro Jacques de Magalhães faz doação ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

Figueira de Castelo Rodrigo

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, em Figueira de Castelo Rodrigo, recebeu recentemente um valioso espólio pertencente ao General Pedro Jaque de Magalhães, 1.º Visconde de Fonte Arcada, uma figura de destaque na histórica Batalha de Castelo Rodrigo. Este significativo acervo foi gentilmente oferecido por Teresa Cabedo, familiar de Pedro Jacques de Magalhães, e representa uma contribuição fundamental para o enriquecimento do património documental e histórico deste Centro.
O espólio agora em exposição inclui uma série de itens de grande relevância histórica, tais como um retrato em pintura a óleo com moldura; uma pasta contendo Cartas Régias; uma pasta contendo Mercês, Registos e Certidões; uma pasta com correspondência e Genealogia; uma folha de legitimação e Árvore Genealógica dos Viscondes de Fonte Arcada; um livro de Genealogia de João António Jacques de Magalhães.
“A incorporação deste espólio à colecção do Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo representa um marco importante na preservação e disseminação da história da região e do país”, refere o Municipio de Figueira de Castelo Rodrigo.
O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo foi inaugurado a 7 de Julho de 2022, imortalizando uma das batalhas mais importantes da Guerra da Restauração da Independência, tendo já recebido quase 7 mil visitantes em pouco mais de um ano de actividade.

Notícias Relacionadas