Figueira de Castelo Rodrigo vai acolher entre os dias 17 e 19 de Julho o workshop internacional sobre a utilização de standards abertos na ciência, educação, tecnologia e cultura para o desenvolvimento. O workshop é organizado em parceria pela Universidade de Leiden (Holanda) e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo.
O workshop é coordenado por Pedro Russo, da Universidade de Leiden e natural de Figueira de Castelo Rodrigo, e conta com a participação de 50 especialistas internacionais como Bruno Sanchez-Andrade Nuño (membro do Innovation Lab do Banco Mundial), Eisuke Tachikawa (fundador do estúdio de designer Nosigner) e Edward Gomez (Director de Educação do programa científico LCOGT fundado pelo primeiro vice-presidente da Google, Wayne Rosing).
De acordo com a organização, este workshop visa ajudar a quebrar as barreiras à participação equitativa na ciência, tecnologia, educação e cultura, por aqueles que vivem em locais menos centrais. Durante três dias os participantes vão discutir ideias e desenvolver planos para estabelecer uma infra-estrutura de longo prazo para envolver diferentes comunidades locais com a ciência, educação, tecnologia e cultura.
“Para Figueira de Castelo Rodrigo este encontro será um ponto de viragem: pretende-se que o concelho aposte significativamente na inovação aberta, sempre consciente da riqueza cultural e científico-natural da região”, segundo Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
O workshop, que conta com o apoio do Parque Arqueológico do Vale do Côa, da Associação Transumância e Natureza, da Associação Amigos do Côa, da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, é organizado no âmbito do Ano Internacional da Luz.