A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem fortemente indiciado pela autoria dos crimes de sequestro e de escravidão, ocorridos, de forma continuada, em Figueira de Castelo Rodrigo, tendo como vítimas, pelo menos, dois homens, ambos com 35 anos de idade.
“Para além da exploração reiterada das vítimas, pelo menos durante os últimos seis meses, nomeadamente em tarefas de natureza agrícola, as mesmas eram também alvo de maus-tratos e agressões físicas por parte do ora detido. Este é ainda suspeito da prática dos crimes de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal por acolher e explorar, igualmente em trabalhos agrícolas, cidadãos de nacionalidade estrangeira, com permanência ilegal em território português e também em situação de especial vulnerabilidade”, refere a PJ em comunicado.
No decurso das diligências realizadas pela PJ foram apreendidas duas espingardas caçadeiras, dois revólveres e várias munições de diferentes tipos e calibres. No âmbito da acção foi ainda localizado e detido um outro homem por permanência ilegal em território nacional.
Os detidos, com 58 e 35 anos de idade, ambos agricultores, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo em vista a eventual aplicação das adequadas medidas de coacção.