O projecto MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, da Associação Transumância e Natureza (ATN), foi distinguido como uma das 134 iniciativas em Portugal de “Elevado Potencial Empreendedorismo Social”, num universo em que foram referenciadas mais de 4500 iniciativas no país. As entidades seleccionadas e o Mapa de Inovação foram anunciados, no dia 21 de Janeiro, numa conferência que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian.
As iniciativas seleccionadas contribuem para a resolução de problemas sociais/ambientais negligenciados, com elevado potencial de transformação positiva na sociedade, desafiando a visão tradicional e utilizando modelos de negócio inovadores com potencial de crescerem e/ou se replicarem noutro local geográfico.
Com esta distinção “a ATN vê reconhecido o seu trabalho de conservação da natureza desenvolvido no Vale do Côa e o seu papel enquanto agente de inovação e desenvolvimento na região”. A ATN pretende a replicação do modelo da Reserva da Faia Brava em novas áreas ao longo do Vale do Côa, permitindo a criação de locais de elevado valor biológico que criam oportunidades no território para o desenvolvimento de negócios inovadores, assentes no turismo e na natureza.