Festival do Azeite do Vale da Teixeira encerrou ciclo de Festivais de Cultura Popular

Iniciativa envolveu as freguesias de Vela, Ramela, João Antão e Benespera

As “Primeiras Jornadas” Técnicas do Azeite, a que se seguiu o espectáculo do jovem “Grupo de Cantares da Vela”, marcaram o final do Primeiro Festival do Azeite do Vale da Teixeira. A iniciativa, que decorreu de 17 a 19 de Novembro, concluiu o Ciclo de “Festivais de Cultura Popular” promovido pelo Município da Guarda e que contou com um envolvimento das Juntas de Freguesia bem como das Associações locais.
O Festival do Azeite do Vale da Teixeira integrou uma equipa de 4 Freguesias (Vela, Ramela, João Antão e Benespera) e mais de meia dúzia de associações.
A atividade preparada, durante muitos meses, teve início no dia 11 de Novembro com uma acção de lançamento que encheu por completo o Café Concerto do TMG integrando a palestra “da Azeitona ao Azeite” por Cristina Castro, seguida de um espetáculo musical da responsabilidade do “Grupo de Cantares da Vela” enquanto se degustavam as tradicionais torradas com azeite novo.
No dia 17 de Novembro o programa integrou o “Contador de Histórias” no Lagar tradicional da Ramela. No dia 18 teve lugar a apanha da azeitona e o transporte ao Lagar culminando numa magnífica Lagarada no salão de festas da Junta de Freguesia da Ramela, abrilhantada pelo Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu.
O Festival continuou depois na Freguesia de João Antão, onde pela tarde se realizou na “Rota dos Fornos Comunitários” a confecção seguida da degustação de Pão, Bolas e Biscoitos de Azeite, ao som do Grupo de Concertinas “Estrelas do Jarmelo”. No domingo dia 19, o programa começou por se centrar na Freguesia de Benespera, integrando uma Eucaristia evocativa do Azeite, seguida de um almoço de Caça (canja de perdiz, feijoada de javali e arroz doce) organizado pela associação de Caçadores local e que contou com a colaboração e animação do agrupamento de Escuteiros nº 1222 da Boidobra-Covilhã.
O programa continuou, durante a tarde no Salão de Festas da Junta de Freguesia da Vela com a realização das “Primeiras Jornadas” Técnicas do Azeite. O Mercadinho serviu para apresentar uma grande variedade de produtos. O “Grupo de Cantares da Vela” fechou com “Chave de Ouro” este festival de cultura popular.

Notícias Relacionadas