Fernão Joanes
Os pastores de Fernão Joanes vestiram-se a rigor para a Festa da Transumância, organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes a 27 e 28 de Setembro. A manta, o cajado e a cesta da merenda serviram de indumentária a actuais e antigos pastores desta aldeia das faldas da Serra da Estrela.
Longe vão os tempos em que os rebanhos eram conduzidos, através das canadas, para os campos da Idanha à procura de pastagens, no rigor do Inverno. Agora restam as memórias e alguns artefactos que só servem em ocasiões especiais.
Para preservar a memória e lembrar tempos idos, a Festa da Transumância promove o convívio dos pastores, que tem o ponto alto na merenda tradicional e na celebração da missa.
Este ano, o tempo não ajudou a festa, mas mesmo assim houve animação e convívio na praça principal da aldeia. Destaque para a apresentação do filme “Mais de uma década de Transumância” que apresentou a história de uma festa pioneira no país dedicada aos Pastores. No passeio pelo Património Pastoril, com a participação de 30 pessoas, foi possível visitar algum património pastoril, nomeadamente as Eiras, os abrigos naturais dos pastores, as antigas fábricas de lã e o Museu de Tecelagem de Meios.
No Mercado de produtos tradicionais participaram freguesias de Meios, Trinta/Corujeira, Videmonte, Maçainhas e Vale de Estrela.
Pastores e ovelhas passearam, a meio da tarde de domingo, pelas ruas e largo da aldeia, numa envolvência familiar com os habitantes e visitantes.
O presidente da ACR Fernão Joanes, António Bico, destacou a importância da continuidade da festa enquanto ainda há pastores e rebanhos, referindo que os jovens da associação juntamente com os pastores de Fernão Joanes estão motivados para, no futuro, realizarem novas ideias e projectos. “Queremos que a Festa da Transumância não seja uma festa só de Fernão Joanes, queremos que seja uma festa de todas as freguesias vizinhas, de promoção de todos os seus produtos e costumes” disse António Bico.
O Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, adiantou que a autarquia se identifica com as ideias da associação, com a união e promoção de todas as freguesias da encosta da serra e que estará disponível para trabalhar com a ACR Fernão Joanes nas futuras edições da Festa da Transumância.