As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Fernão Joanes- Festa da transumância Homenagem aos pastores

A Festa da Transumância, em homenagem aos pastores e pastoras, está de regresso a Fernão Joanes, concelho da Guarda,

a 18 e 19 de Julho. Organizada pela Associação Cultural Recreativa e Junta de Freguesia de Fernão Joanes a iniciativa pretende divulgar o património pastoril e o turismo de natureza cultural.
“O Romance da Transumância”, um espectáculo teatral de Joaquim Almeida Santos, é a proposta de referência para o início da noite do primeiro dia do evento, que termina com a actuação do Grupo de Música Popular “Anaifa”. O programa do primeiro dia também integra uma caminhada – “Percurso pelo património pastoril e turismo de natureza” – através da Canada da Montanheira, que ligará a Guarda a Fernão Joanes, com passagem por Maçainhas, Corujeira, Trinta e Meios. A saída da Guarda está marcada para as 8.00 horas, na Praça Velha. Pelo caminho, os participantes visitam a Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, a Queijaria Tradicional da Quinta da Folha e Museu das Corujas (Corujeira), ruinas das antigas fábricas têxteis do Vale do Mondego (Trinta), Fábrica Museu (Meios) e as Eiras, um aglomerado de cortes pastoris (Fernão Joanes). Está também previsto o “Acampamento das Txoças”, na zona das Eiras, com pernoita em chochas de pastores, limitada a 30 pessoas.
A Missa de homenagem aos pastores e pastoras é o grande momento do segundo dia da Festa da Transumância. Homens e mulheres, que noutros tempos dedicaram a vida à transumância, voltam a trajar como antigamente numa cerimónia que decorre na Igreja Matriz de Fernão Joanes.
O almoço com os pastores marca o final da Festa da Transumância que, este ano, aparece integrado no Ciclo de Festivais de Cultura Popular com a chancela da Câmara Municipal da Guarda.

Ler também:  Figueira de Castelo Rodrigo - “Figueira Terra Natal” acontece durante todo o mês de Dezembro

Notícias Relacionadas