Exposição no Museu Municipal sobre Nossa Senhora do Incenso

Penamacor

O Museu Municipal de Penamacor acolhe, até ao dia 28 de Maio, a Exposição “Nossa Senhora do Incenso – O tempo e as suas (i)materialidades devocionais”.
Esta exposição é parte integrante da estratégia que tem vindo a ser adoptada pelo Município para salvaguarda do património cultural do Concelho, seja ele de ordem material ou imaterial, contando, desta vez, com a estreita colaboração da Igreja local, que também tem desempenhado um papel preponderante na defesa deste bem.
A mostra apresenta uma selecção de ex-votos em honra de Nossa Senhora do Incenso, havendo entre eles vestidos oferecidos à sua Imagem. O Início destas oferendas, que contemplam diferentes catos de devoção, remontam ao tempo em que as romarias tradicionais se tornaram espaços onde os indivíduos quebravam a sua rotina diária de trabalho, em especial em regiões de forte cariz rural, como é o caso da raia portuguesa, agregando traços identitários das comunidades de outrora. Como forma de demonstrar a sua fervorosa devoção à Virgem Mãe, fosse qual fosse a sua invocação, as pessoas deslocavam-se, percorrendo quilómetros, para prestar culto à Virgem. Penamacor, inserida num ambiente geográfico da raia portuguesa, constitui-se como um marco importante de cariz religioso popular, com as suas quatro romarias irmãs: Nossa Senhora do Incenso; Nossa Senhora do Bom Sucesso; Nossa Senhora da Quebrada; Nossa Senhora da Póvoa.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas.

Notícias Relacionadas