As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Estradas de Portugal vai restaurar ponte filipina

Valhelhas

A Estradas de Portugal (EP) vai iniciar em breve as obras de restauro da ponte filipina de Valhelhas, que está construída sobre o Rio Zêzere. No dia da reunião descentralizada da Câmara Municipal da Guarda, na segunda-feira, dia 25 de Maio, o presidente Álvaro Amaro disse que foi ver o local e que as obras estão para breve, uma vez que o estaleiro já está a ser montado.
O presidente da Junta de Valhelhas, Nelson Silva, disse aos jornalistas que a realização daquela obra é importante para a Freguesia por considerar que a ponte filipina “é um marco histórico não só para Valhelhas, como para o concelho e até para a região, porque não há nada desta arquitectura aqui na zona e é um monumento que já merecia intervenção há já alguns anos”. Disse acreditar que após a conclusão das obras, a terra tenha algum benefício em termos turísticos. A obra vai ser feita pela EP com o acompanhamento directo do IGESPAR, indicou.
No mesmo dia, a Junta assinou um protocolo de colaboração para a colocação de novo pavimento numa rua da aldeia e apelou à Câmara que melhore a estrada que faz a ligação com a vila de Gonçalo.
O presidente da Junta de Freguesia de Valhelhas disse também que a atribuição da Bandeira Azul à praia fluvial do Rio Zêzere é um “grande orgulho”, embora também represente responsabilidades. “É um grande orgulho, embora isso traga algumas despesas e responsabilidades à autarquia, porque há condições a manter, há espaços a manter, há equipamentos que têm que se manter”, declarou.
Este ano, no concelho da Guarda, apenas a praia fluvial de Valhelhas, foi galardoada com a Bandeira Azul, que será hasteada no dia 2 de Julho.
Nelson Silva referiu que no próximo ano, a Junta de Freguesia tenciona aumentar a zona de relva da praia fluvial, “que está um bocadinho diminuta em relação ao espaço que o parque de merendas alberga”. O aumento da zona relvada será efectuado na margem sul do Rio Zêzere, num terreno que já é propriedade da Junta de Freguesia. A autarquia está a procurar enquadrar o investimento numa candidatura a fundos comunitários, “uma vez que é um investimento de larga dimensão e de interesse turístico”.

Ler também:  Penamacor - Apresentação do livro “Histórias da Minha Aldeia”

Notícias Relacionadas