Encontro Ibérico da Juventude Socialista

Política

Vilar Formoso acolheu o Encontro Ibérico entre a JS e JSE, no dia 3 de Dezembro. A iniciativa juntou a Federação da Guarda da Juventude Socialista e as Juventudes Socialistas da Província de Salamanca (Espanha).
O encontro começou com uma visita ao pólo museológico “Vilar Formoso – Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, um momento de reflexão e para recordar a importância histórica desta fronteira e desta figura incontornável da história. Os jovens socialistas foram recebidos na Junta de Freguesia, onde decorreu uma partilha gastronómica com produtos típicos regionais de ambos os lados da fronteira.
O encontro, que contou com 40 participantes, terminou com um momento de discussão sobre as principais causas de defesa comuns.
A mobilidade ferroviária, os direitos laborais, descentralização de competências, educação, transição energética, ruralidade e as políticas de discriminação positiva para territórios em crise demográfica, foram alguns dos assuntos em debate.

Notícias Relacionadas