Territórios do Côa
As tendências do digital, a Inteligência Artificial e o Turismo e Desenvolvimento Sustentável em territórios de baixa densidade, são os temas que a associação de desenvolvimento regional Territórios do Côa vai debater na iniciativa Côa Criativo 2023.
Na edição de 2023, as sessões, em formato workshop, são o resultado de parcerias que a associação tem vindo a fortalecer, como o caso da DNI Consultores e da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR).
No dia 12 de Dezembro, dois convidados de referência nas áreas da Inteligência Artificial e de Estratégias de Marketing Digital, Bruno Vide e Sandro Pinto, serão os responsáveis pelas duas sessões – de manhã, em Vila Nova de Foz Côa (no Centro Cultural) e, à tarde, em Trancoso (na Incubadora Trancoso Invest).
A coordenadora da associação Territórios do Côa, Dulcineia Catarina Moura, refere que “o objectivo é chamar a atenção para temas determinantes para o contexto actual de funcionamento dos mercados e tornar o tecido empresarial da nossa região mais informado, mais competitivo e actualizado, podendo dar seguimento a planos formativos estratégicos, através do apoio e atendimento personalizado aos agentes do território, que também está previsto”.
No dia 13 de Dezembro, entre as 14.00 e as 17.00 horas, no Auditório Municipal do Sabugal, decorrerá o Workshop ‘Turismo e Desenvolvimento Sustentável: dimensões transfronteiriças’, no âmbito da parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional.
João Leitão, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional considera que “este workshop é importante para o cumprimento da missão da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, visando abrir a discussão de temas da Ciência Regional à comunidade, aos empresários e aos decisores políticos, sobretudo, no que diz respeito a estratégias futuras de fortalecimento da competitividade em rede das regiões transfronteiriças”. E acrescenta: “O concelho do Sabugal, que nos acolhe, tem uma posição privilegiada no estabelecimento de pontes na zona da raia entre as comunidades transfronteiriças e constitui um dos nós de uma futura rede estratégica para fomentar as relações económicas, ambientais, sociais e culturais da região Centro e da Comunidad Autónoma de Castilla y León, através de um novo corredor de desenvolvimento sustentável transfronteiriço”.
Na sessão do dia 13 serão oradores João Almeida (investigador da Universidade de Aveiro), Juan Ignacio Gutiérrez (catedrático da Universidade de Salamanca), Lídia Aguiar (docente no Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo) e João Leitão.
A Territórios do Côa adianta que “esta é mais uma edição do Côa Criativo que se espera ter um retorno positivo para o território, ao nível da partilha de conhecimentos, do debate em torno de potenciais soluções para esta região raiana e para a informação acerca de mecanismos de apoio e financiamento para os agentes locais”.
O envolvimento directo dos associados, nomeadamente dos Municípios de Vila Nova de Foz Côa, de Trancoso e de Sabugal, são, de acordo com a Coordenadora Dulcineia Catarina Moura “a prova de que a cooperação é a força motriz para o desenvolvimento de iniciativas na nossa região”.