Covilhã
O Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (Covilhã) integra o consórcio do projeto DesAIR que desenvolve novas soluções na construção do interior dos aviões, nomeadamente o uso da cortiça.
O DesAIR é um projecto para o desenvolvimento de novas soluções de compósitos de alto desempenho para interiores aeronáuticos, integrando materiais naturais e processos de fabrico específicos. Neste caso, foi apresentada uma solução com recurso à cortiça que é um material renovável e 100% reciclável. A solução é um produto que proporciona um bom isolamento acústico, térmico e vibrático, impermeabilidade e reciclabilidade.
As atribuições principais da UBI neste projecto centraram-se no desenvolvimento de uma configuração do núcleo de cortiça com características optimizadas. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de um projecto de doutoramento em Engenharia Aeronáutica pelo Mestre Filipe Couceiro Potes, sob a orientação dos Professores José Miguel Silva e Pedro Gamboa.
O projeto DesAIR foi desenvolvido por um consórcio de empresas e instituições de investigação: Amorim Cork Composites, Almadesign, INEGI e UBI – Universidade da Beira Interior.