Vilar Formoso
O edifício da alfândega de Vilar Formoso está a ser reabilitado para acolher um centro de promoção de produtos de ambos os lados da fronteira, mais concretamente dos Municípios da Beira Interior Norte de Portugal e da Diputación de Salamanca, Espanha.
As obras de recuperação do imóvel e de instalação do novo centro, orçadas em cerca de 1 milhão de euros, estão em fase de conclusão e o projecto transfronteiriço poderá começar a funcionar ainda este ano, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Almeida.
“Por ocasião da organização da Feira da Ecoraia (evento que divulga produtos regionais transfronteiriços realizada de forma alternada em Portugal e em Espanha) que vai acontecer novamente em Salamanca, este ano, no mês de Dezembro, era bom que o edifício estivesse pronto e tivéssemos ali uma extensão do que pode ser o reflexo dessa Feira, nomeadamente com a exposição dos produtos endógenos, dos produtos da nossa região”, disse o autarca.
Os Municípios envolvidos no projecto de cooperação transfronteiriça tencionam transformar o pavilhão central do edifício “não só num centro de exposição, mas também numa oportunidade de venda para os produtores” de ambos os lados da raia portuguesa e espanhola. “Não deixa de ser uma oportunidade ter aquele espaço transformado num local também de negócio”, acrescentou o autarca.
No edifício continuam a funcionar os serviços alfandegários, que já estão estabelecidos em áreas que foram recuperadas no âmbito do mesmo projecto. A intervenção de reabilitação do imóvel, que conheceu atrasos na execução devido a alterações ao projecto inicial, é apoiada pelo programa INTERREG.