Em Celorico da Beira já está a decorrer a intervenção do projecto “(S)Em Retaguarda”. Este projecto, em colaboração com município de Celorico da Beira, assume-se como uma iniciativa de carácter social e inovador e aposta na promoção do bem-estar nos cuidados. O projecto vai ser implementado nos concelhos de Fornos de Algodres, Celorico da Beira e Trancoso.
Os principais objectivos do projecto passam por atender às necessidades dos Cuidadores Informais (CI) e da sua família, planificando e concretizando acções interventivas que promovam a autonomia e melhorem a condição de saúde da pessoa cuidada; promover o relacionamento interpessoal no contexto familiar e com as redes de apoio externas; permitir a diminuição da sobrecarga física e mental; criar estruturas de apoio social e psicológico e avaliar o impacto das intervenções dinamizadas na qualidade de vida e bem-estar.
Pretende desenvolver as seguintes iniciativas: o descanso do cuidador informal; grupos de Ajuda Mútua que providenciam a partilha de experiências e minimizam o isolamento; aconselhamento/acompanhamento e orientação individualizado que pretende assegurar o aconselhamento, acompanhamento e orientação no âmbito da acção social, especificamente do apoio burocrático bem como identificação dos seus direitos/deveres e acesso ao Estatuto do Cuidador Informal; Grupos Psicoeducativos, que consiste numa equipa multidisciplinar que pretende auxiliar os cuidadores informais a aumentar e desenvolver conhecimentos e competências.
A equipa multidisciplinar do (S)Em Retaguarda é constituída por Técnicos de enfermagem, Psicologia e Serviço Social.