Presidente da República defende candidatura a Património Mundial, do queijo Serra da Estrela

Celorico da Beira

“Tem de se conseguir lançar a candidatura para Património Mundial”, do queijo da Serra da Estrela, disse o Presidente da República, na abertura da 44ª Feira do Queijo, no dia 10 de Fevereiro, em Celorico da Beira.
Marcelo Rebelo de Sousa explicou: “Isto é uma região muito forte. Muito, muito forte, a região Centro toda ela, mas a região da Serra da Estrela, dentro da região Centro. Tem tudo, não é só o queijo, que é único no mundo, tem de ser património mundial”.
O Presidente da República pediu “mais gente nova” para a região e “mais turismo a descobrir os encantos da montanha, dos trilhos, dos passadiços, da comida, da bebida, dos costumes” e, considerou que é preciso “apoiar tudo isso”.
Marcelo Rebelo de Sousa falou do queijo da Serra da Estrela como um produto “único no mundo” que tem de ser ainda mais valorizado através da candidatura a Património Mundial.
“Defender, valorizar, promover e divulgar o território e as enormes potencialidades e, em especial, a excelência deste produto endógeno, embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo, verdadeiro cartão-de-visita do concelho e pedra basilar da economia local, bem como, para homenagear os artífices destas obras de arte da gastronomia serrana” foi o grande objectivo da 44ª Feira do Queijo realizada em Celorico da Beira, de 10 a 12 de Fevereiro.
O evento decorreu num espaço maior e melhorado, no Mercado Municipal e na sua área envolvente, e contou com a participação de cerca de 150 expositores, com uma vasta gama de produtos, onde o queijo assumiu lugar de destaque.
Ao longo dos dias da Feira, que atraiu milhares de visitantes, houve animação de rua, música de estilos e ritmos variados, mostras de artesanato, produtos artesanais locais, vários apontamentos de showcookings, degustações de queijo e vinho, oficinas de sabores ligadas à temática da laboração do queijo e seus derivados, actividades lúdico-desportivas, o tradicional almoço convívio e os grandes concertos com Quim Barreiros e os The Gift.

Notícias Relacionadas