Prados promove Festa da Castanha para valorizar e potenciar produto endógeno

Celorico da Beira

Prados, no concelho de Celorico da Beira, vai realizar a Festa da Castanha, nos dias 29 e 30 de Outubro.
Organizada pela Junta de Freguesia de Prados, com o apoio do município de Celorico da Beira, a iniciativa pretende valorizar e potencializar a castanha – produto endógeno emblemático desta Aldeia de Montanha e dos mais preponderantes para a economia local e concelhia – e, simultaneamente, reavivar e preservar as tradições antigas da freguesia com ela relacionada.
A organização explica que “a castanha é muito mais que um simples produto agrícola, utilizado na alimentação das gentes desta região. Ela aporta cultura, tradição, economia e, sobretudo, é um alimento potenciador da socialização, da amizade e do convívio. À volta das castanhas reúnem-se familiares e amigos para confraternizar”. E acrescenta: “Depois de dois anos de interregno, por força da pandemia Covid-19, a castanha volta a ser a rainha da festa e, durante dois dias, a aldeia mais alta do concelho (Prados), revitaliza-se, ganha vida, dinamismo, colorido, animação e alegria”.
Para os dois dias do evento, a organização preparou um vasto e diversificado programa de actividades que inclui mercado de sabores da aldeia, muita música (concertinas, ranchos folclóricos, grupo de cantares), oficina de gastronomia, oficina de decoração, animação de rua, animação infantil, caminhada, passeio de E-Bike, jantar e magusto comunitário, etc.., carecendo algumas actividades de inscrição prévia.

Notícias Relacionadas