Prados planta 500 castanheiros durante o Festival da Castanha

Celorico da Beira

A Plantação de Castanheiros é uma das actividades que integra o Festival da Castanha 2023, que vai decorrer em Prados, concelho de Celorico da Beira, nos dias 4 e 5 de Novembro.
A organização explica que “sendo o Festival da Castanha uma festa promocional e um tributo ao castanheiro e à castanha, produto endógeno de excelência, e, porque se pretende reflorestar a Serra da Estrela, na sequência dos incêndios que deflagraram no verão de 2022, a plantação de 500 castanheiros durante o Festival da Castanha, representa um incentivo e contributo para recuperação da floresta e uma boa prática pró-ambientalista”. A plantação de castanheiros terá lugar este sábado, 4 de Novembro.
Na Festa da Castanha, a aldeia de Prados pretende divulgar e valorizar a castanha, produto endógeno de excelência e uma das maiores riquezas do património gastronómico do concelho de Celorico da Beira, na variedade longal (maioritariamente) e martainha.
O Festival da Castanha 2023 conta com um programa diversificado, com destaque para o Mercadinho D’aldeia, animação de rua, jogos tradicionais, passeio micológico, jantar convívio “Sabores de Outono”, música popular/ tradicional portuguesa (rancho folclórico, grupos de concertinas e cantares ao desafio), e um espectáculo com os Feiticeiros de Hórus. No sábado, 4 de Novembro, haverá um magusto tradicional e, no domingo, 5 de Novembro, o certame encerra com um grande magusto.

Notícias Relacionadas