Município quer atrair mais turistas para o concelho e região da Serra da Estrela

Celorico da Beira

O município de Celorico da Beira e APROTURM – Associação dos Profissionais de Turismo, anunciaram uma linha de acção para a área do turismo, mais eficiente e eficaz, para atrair mais turistas e a impulsionar o desenvolvimento turístico do Município e da região da Serra da Estrela.
No âmbito das iniciativas apresentadas para a área do turismo do Município de Celorico da Beira, destaque para a ‘Round Table – Pensar Turismo em Celorico da Beira’, a realizar no dia 27 de Setembro, com agentes e operadores turísticos locais e com interesses directos no turismo na região, a fim de debater o sector e, simultaneamente, assinalar o Dia Mundial do Turismo.
Previamente a esta Round Table será promovido um inquérito junto do tecido empresarial com interesse no turismo da região, do qual resultará o mote para o debate sobre esta área de actividade, tão importante e vital, para toda a região da Serra da Estrela.
A realização da Round Table com a participação de todos os agentes turísticos com intervenção económica na região, nomeadamente, Alojamento, Restauração, Animação Turística, Comércio Local, Museus, tem os seguintes objectivos: Despertar os operadores turísticos nacionais e internacionais, para a excelente qualidade da oferta turística, que os autarcas desta região, apoiados numa excelente entidade de Turismo do Centro, têm vindo a trabalhar conjuntamente; Apresentar produtos turísticos específicos para reduzir a sazonalidade turística do interior.
Carlos Ascensão, Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, destacou a importância do turismo como motor de desenvolvimento económico e social para Celorico da Beira. Destacou a localização geográfica e centralidade de Celorico da Beira como uma mais-valia para o concelho. Referiu ainda, que o queijo é, sem dúvida, o produto endógeno mais representativo do território. O Queijo Serra da Estrela é um dos maiores tesouros gastronómicos celoricenses, a par com o requeijão, o azeite e a castanha, e o principal pilar da economia do Município, identitário e indissociável da região da Serra da Estrela.
O Técnico de Turismo do Município, João Morgado, referiu a importância da criação de futuras estratégias e sinergias para impulsionar o sector turístico.
Os representantes da APROTURM destacaram o seu papel como impulsionadores do turismo sustentável e de qualidade. O Vice-Presidente da Associação, David Sousa, falou da importância da cooperação entre as partes interessadas, incluindo o sector público e privado, para o sucesso dos esforços turísticos.
Maria José Pinto, Corporate Director da APROTURM, partilhou a visão da Associação para promover eventos turísticos únicos e apelativos em Celorico da Beira.
O Chef Hugo Pinto, Consultor Especializado em Gastronomia e Ciências Culinárias, destacou a importância da criação de rotas culinárias que valorizem os produtos locais de alta qualidade, sem deixar de perspectivar o público-alvo, a que cada uma se destine.

Notícias Relacionadas