Grande Capítulo da Confraria da Castanha Serra da Estela

Celorico da Beira

O 1º Grande Capítulo da Confraria da Castanha Serra da Estela decorreu no dia 11 de Novembro, em Celorico da Beira. A iniciativa integrou o programa dos “II Encontros de Artes e Letras nas Terras Altas”.
O ato solene, apadrinhado pela Confraria da Castanha dos Soutos da Lapa, teve inicio no Centro Cultural e foi complementado na Igreja de Santa Maria com a bênção das Insígnias, permitindo assim a entronização dos primeiros 22 associados Confrades e Confreiras.
O evento foi abrilhantado com a presença de representações oficiais de mais 14 Confrarias.
A Confraria da Castanha Serra da Estrela é uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Nasceu formalmente em 2019 em Celorico da Beira. Tem como objectivo principal a valorização da Castanha Portuguesa, participando em redes colaborativas e científicas ligadas produção, promoção, transformação e comercialização da castanha.
Para facilitar a concretização do seu objectivo principal, a Confraria também desenvolve outras actividades como sejam a organização de Feiras, Seminários, Conferências e Concursos, a garantir presença em iniciativas de promoção turística, de animação cultural, visitas de estudo e fomentando a criação de laços sinérgicos com associações do mesmo tipo (Confrarias nacionais e internacionais), entre muitas outras.

Notícias Relacionadas