Feriado Municipal marcado pelo Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul

Celorico da Beira

O município de Celorico da Beira comemora o Feriado Municipal a 23 de Maio, data de nascimento de Sacadura Cabral. No ano em que se assinala o Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, um feito épico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, com a chegada ao Rio de Janeiro no dia a 17 de Junho de 1922, a programação do Feriado Municipal acontece entre 20 e 23 de Maio.
No ano das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, em que foram protagonistas Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o Município de Celorico da Beira vai assinalar o Feriado Municipal com diversas iniciativas, entre 20 e 23 de Maio. Estão previstas actividades de cariz lúdico-pedagógico, científico e cultural, subordinadas à temática de Sacadura e/ou das Travessia, que exigirão a envolvência da população, entre as quais um simpósio, exposições, espectáculos de música, dança e teatro e a apresentação de dois livros.
No Feriado Municipal, dia 23 de Maio, o programa das comemorações começa às 10.30 horas, com o Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, a que seguirá a Romagem à estátua de Sacadura Cabral, na Praça Sacadura Cabral, onde terá lugar o descerramento de placa comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Às 12.30 horas será inaugurado o Edifício “Casas do Castelo” e a Exposição alusiva a Sacadura Cabral. O programa continua às 17.00 horas com o Momento Musical/Guitardeão, na Praça Sacadura Cabral. Meia hora mais tarde
Haverá o lançamento do livro “A grande aventura – Na Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul” de Mário Correia. O dia termina com a actuação da Banda de Música da Força Aérea, no Centro Cultural, a partir das 21.30 horas.
O município de Celorico da Beira celebra o Feriado Municipal a 23 de maio, data de aniversário do nascimento de Sacadura Cabral mas, este ano, por força das Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, as festividades decorrerão de 20 e 23 de Maio, “com o intuito de prestar tributo ao ilustre filho da terra e reconhecer e propagar o seu feito épico”.
O programa começa no dia 20, às 18.00 horas, no Centro Cultural, com a inauguração da exposição itinerante comemorativa do Centenário da Travessia do Atlântico Sul – Comissão Aeronaval 100TASS. A partir das 21.30 horas, a Escola de dança Lugar Presente apresenta “Sacadura, a conquista além dos Ceus”, criado por Ernesto Acosta.
No dia 21, as actividades começam às 9.30 horas, no Centro Cultural, com o simpósio “100 anos Travessia Aérea do Atlântico Sul”, estando também programado um ‘Simulador de Voo – Lusitânia 100’. Às 17.30 horas será apresentado o livro “A Enigmática Travessia do Atlântico Sul” e às 21.30 horas o teatro “O Céu de Sacadura”.
O dia 23 de Maio será preenchido com a “Caminhada e Prova de Orientação” e o Concurso de Lançamento de Aviões de Papel. Às 21.30 horas, será apresentado no Centro Cultural o Espectáculo Musical Comunitário “Travessia”, com o grupo Coruja do Mato.
O município de Celorico da Beira comemora o Feriado Municipal a 23 de Maio, data de nascimento de Sacadura Cabral.
Celebrando-se este ano os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, a Comissão Aeronaval 100TAAS está a promover no país, algumas actividades para assinalar a efeméride. Neste âmbito, o município de Celorico da Beira, berço de Sacadura Cabral, associa-se às comemorações e recebe a exposição itinerante, a Banda da Força Aérea Portuguesa e uma placa evocativa. Além disso, para homenagear o ilustre filho da terra, enaltecer e evidenciar o seu feito heróico, o Município de Celorico da Beira está a promover, desde Janeiro até Junho de 2022, um vasto, diversificado e multicultural programa no seu território.

Notícias Relacionadas