As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Castanheiro com cerca de 500 anos é o maior da Europa

Guilhafonso

O castanheiro gigante de Guilhafonso, aldeia anexa da Freguesia de Pera do Moço, no concelho da Guarda, com uma idade estimada em cerca de 500 anos, é considerado o maior da Europa.
O gigantesco castanheiro, que está classificado como árvore de Interesse Público desde 1971, é propriedade da Câmara Municipal da Guarda, que o adquiriu há cerca de uma década, juntamente com o terreno, com o objectivo de assegurar a sua preservação.
Trata-se de um exemplar com 9,60 metros de perímetro de tronco, 19 metros de altura, e 25,5 metros de diâmetro médio da copa. Está localizado próximo da estrada que liga Guarda a Pinhel e os habitantes de Guilhafonso dizem que são precisas nove pessoas para abraçarem o seu tronco.
Em 1971 chegou a estar vendido, pelo então proprietário, para abate e transformação em madeira. Só não foi abatido porque foram publicados artigos em jornais da época “insurgindo-se contra aquele atentado ao património regional”, escreve Cameira Serra no livro “O castanheiro e a castanha na tradição e na cultura”.

Ler também:  Manteigas - Câmara organiza Festival da Montanha

Notícias Relacionadas