Famalicão da Serra
Em ambiente de festa e alegria, cerca de trezentas pessoas participaram na Missa de Acção de Graças pelos 60 anos de ordenação sacerdotal do padre Alberto Matos de Almeida, que decorreu em Famalicão da Serra, concelho da Guarda, no dia 3 de Dezembro. A celebração, presidida pelo bispo da Guarda, teve lugar no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra. Na homilia, D. Manuel Felício destacou vários momentos da vida pastoral do Padre Alberto Almeida, dando enfase ao trabalho desenvolvida na paróquia do Teixoso.
Os testemunhos apresentados, no final da celebração, mostraram o percurso do homem e do padre sempre próximo das pessoas e da família.
A comunidade paroquial, representada por um bombeiro e por um elemento da Banda Filarmónica, assinalou o momento com a oferta de uma casula e de livros a este “ilustre filo de Famalicão da Serra”.
O Padre Alberto Matos Almeida é natural de Famalicão da Serra, Guarda, onde nasceu a 10 de Novembro de 1939. Depois de frequentar os Seminários Diocesanos foi ordenado a 28 de Julho de 1963. Do seu ministério pastoral destaca-se a passagem por Aldeia do Bispo e Vale de Estrela (Guarda). Foi Capelão Militar, no Ultramar.
Actualmente é pároco de Orjais, Sarzedo, Teixoso e Verdelhos (Covilhã).