As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Caminhos de Santiago com estratégia e sinalética comum nas vias portuguesas

Federação Portuguesa tem sede em Vila Pouca de Aguiar

A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, que agrega cerca de 60 entidades, entre municípios e associações de peregrinos, foi formalizada, no dia 17 de Maio, em Vila Pouca de Aguiar, para implementar uma estratégia e sinalética comum nas vias portuguesas de peregrinação a Santiago de Compostela.
A Federação aparece para promover, divulgar, organizar e gerir os Caminhos de Santiago em território nacional, daí que os promotores se proponham delinear e implementar “uma estratégia comum em todo o país” que contempla também “sinalética igual” nas vias de peregrinação.
“Revitalizar e dinamizar as variantes do Caminho Português de Santiago como importantes vias de peregrinação a Santiago de Compostela, recuperando, preservando e promovendo também o património histórico-cultural e religioso associado ao caminho, a interculturalidade dos povos e impulsionando o desenvolvimento económico, social e ambiental das regiões atravessadas”, são outros dos objectivos da Federação.
A Câmara de Vila Pouca de Aguiar, grande impulsionadora desta iniciativa, explica que a associação de “carácter cultural sem fins lucrativos, que terá sede neste concelho do distrito de Vila Real, vai exercer a sua acção em todo o território nacional”.
A sede da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago vai ficar em Vila Pouca de Aguiar, o único concelho a nível nacional que tem o selo de itinerário cultural europeu.
No dia anterior à criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago decorreu, no antigo casino de Pedras Salgadas, um seminário internacional sobre “Caminho de Santiago, um caminho no mundo”, que juntou académicos e autarcas, municípios e associações de peregrinos e agentes culturais.

Ler também:  Penamacor - Exposição “Coleções de pintura de Joaquim Matos de Jesus e da Casa das Margaridas”

Notícias Relacionadas