No valor de 1 milhão e 250 mil euros
Ao longo de 2015 a Câmara Municipal da Guarda prevê realizar investimentos no valor de 1 milhão e 250 mil euros, nas várias Freguesias rurais do concelho. O anúncio foi feito pelo seu presidente, Álvaro Amaro, na quarta-feira, dia 18 de Fevereiro, no final de uma reunião com os autarcas das Freguesias, realizada na Sala António de Almeida Santos, onde foi feita a análise dos Acordos de Execução e dos Acordos de Cooperação com as Juntas.
De acordo com o autarca, o plano de intervenções para este ano é “arrojado” e marca “o início de um novo relacionamento com as Freguesias rurais” do concelho. O programa abrange acordos de cooperação (para obras a executar pelas Juntas de Freguesia) e de execução (limpeza de ruas, valetas e manutenção de escolas), intervenções em matéria de segurança rodoviária (colocação de lombas redutoras e de sinalização), requalificações de vias (estrada que liga a Guarda à Freguesia de Panoias), execução de projectos para beneficiação de estradas (Marmeleiro – Penedo da Sé – Monte Margarida e Rochoso; Adão – Carvalhal Meão – Quinta de Gonçalo Martins e Barracão – Aldeia Ruiva – Ramela – Aldeia Nova – Benespera) e intervenções dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS). O plano também contempla a colocação de 30 funcionários nas 42 Freguesias rurais. A Câmara da Guarda disponibiliza 400 mil euros para intervenções directas nas Freguesias, 300 mil para custos com os funcionários a colocar ao longo do ano, 185 mil euros para acordos de execução, 185 mil euros para acordos de cooperação e 150 mil euros para intervenções dos SMAS. “É um momento de uma grande reforma, que marca um novo relacionamento entre o Município e as freguesias rurais”, sublinhou o presidente Álvaro Amaro. O autarca também explicou que a partir de 1 de Março haverá um “reforço dos meios humanos” nas 42 Freguesias rurais do Município, com a transferência de 30 trabalhadores para as Juntas. Os funcionários camarários serão colocados em todas as Freguesias rurais, sendo que algumas vão ter dois, outras um e outras terão que repartir um trabalhador. No caso das Juntas que vão repartir o mesmo funcionário, Álvaro Amaro reconhece que a decisão será também “um treino à gestão” dos recursos humanos.
Em relação às obras a realizar nas aldeias, através dos SMAS, o plano para 2015 contempla as seguintes: Aldeia do Bispo (execução de rede de abastecimento de água ao lugar da Quintinha e ramais de ligação); Arrifana (rede de abastecimento de água e rede de drenagem de águas residuais em Casas da Ribeira e sua ligação ao colector existente); Codesseiro (reformulação da rede de abastecimento de água e execução da rede de drenagem de águas residuais na EN 221 em Carvalhal e ligação ao colector existente); Jarmelo São Pedro (execução de conduta adutora de abastecimento de água a Donfins e Urgueira e ramais de ligação); Ramela (execução de conduta adutora de abastecimento de água a Dominga Feia e ramais de ligação); Sobral da Serra (execução de conduta adutora e reactivação do reservatório de Sobral da Serra); União de Freguesias de Avelãs de Ambom e Rocamondo (execução de colector de águas residuais em Avelãs de Ambom); União de Freguesias de Rochoso e Monte Margarida (aumento da pressão da rede de abastecimento de água em Pombal e ramais de ligação); Vila Fernando (execução de conduta adutora de abastecimento de água a Quinta do Meio e Quinta de Baixo e ramais de ligação); Vila Garcia (execução de conduta adutora de abastecimento de água a Cairrão e ramais de ligação).
Em relação aos acordos de cooperação, surge na lista o alargamento do cemitério de Gonçalo, com uma verba de 20 mil euros. O presidente da Câmara referiu que as obras nos cemitérios são da responsabilidade das Juntas, mas neste caso trata-se de uma excepção, uma vez que o cemitério “está à beira da ruptura”.