As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Banco Alimentar contra a Fome promove campanha de recolha de alimentos

Nos dias 28 e 29 de Maio

O Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira (BACB) vai realizar uma campanha de recolha de alimentos nos supermercados da Beira Interior no próximo fim-de-semana, 28 e 29 de Maio, com o objectivo de mobilizar a sociedade para ajudar quem mais precisa. Será também possível contribuir até 7 de Junho na campanha “Ajuda Vale”, bastando pedir um vale nas caixas dos supermercados com um código de barras específico para os produtos destinados aos Bancos Alimentares.
O Banco Alimentar disponibiliza ainda uma plataforma electrónica (www.aliment estaideia.net) para doação de alimentos, sem necessidade de deslocação aos estabelecimentos comerciais, que permite a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.
O Banco Alimentar é a única instituição que recolhe alimentos e os distribui por várias instituições, na região. Sem o Banco Alimentar, muitas instituições deixariam de poder dar ajuda alimentar à população carenciada que lha solicita. Em 2015 foram apoiadas 53 instituições de solidariedade que entregaram os produtos alimentares a mais de 5200 pessoas na Beira Interior, sob a forma de cabazes de alimentos.
Famílias, desempregados, crianças e idosos são os grupos mais afectados pela crise económica, aumentando significativamente os pedidos de apoio que chegam aos Bancos Alimentares Contra a Fome e a necessidade de alargar a sua capacidade de resposta às instituições sociais que apoiam.
Em comunicado, o BACB refere que “a quantidade de alimentos recolhida é notoriamente inferior à das necessidades que se apresentam diariamente. Nos últimos anos, os pedidos de ajuda multiplicaram-se, estando o BACB numa situação limite, por não ter capacidade de ajudar toda a gente que precisa”. O BACB considera que “é extrema importância desencadear uma forte onda de solidariedade, que se traduza na doação da maior quantidade de alimentos que cada pessoa conseguir”. O BACB solicita a doação de alimentos não perecíveis, especialmente leite, óleo e azeite, atum, salchichas e fruta em conserva, feijão, grão, açúcar e farinha.

Ler também:  Vilar Formoso - Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural promove turismo cinegético

Notícias Relacionadas