Assinatura do contrato intermunicipal para a elaboração do projecto da “estrada verde”

Serra da Estrela

A assinatura do contrato intermunicipal para a elaboração do projecto de uma “estrada verde” de ligação ao Maciço Central da Serra da Estrela, entre os Municípios de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, estava marcada para esta quarta-feira, 10 de Maio de 2023, no Salão Nobre do Paços do Concelho de Gouveia.
Na cerimónia estava anunciada a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
Recorde-se que os Municípios de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira estabeleceram um contrato de parceria para executar o projecto “estrada verde”, que constituiu a pavimentação de um caminho florestal no Maciço Central da Serra da Estrela.
Esta parceria já foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira e o projecto permitirá que um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz a ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas, seja devidamente requalificado e pavimentado.
Através deste contrato de parceria, os três municípios unem esforços para a execução do projecto e da obra, para a qual está previsto um custo de vários milhões de euros e que será candidatada a financiamento europeu.
A futura via terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros e facilitará a acessibilidade ao maciço central da Serra da Estrela ao nível turístico, bem como no combate aos incêndios.

Notícias Relacionadas