As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Apresentado Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial

Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), presidida por Vítor Pereira, apresentou, no dia 16 de Setembro, no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI, na Covilhã, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, no valor de 44 milhões e 600 mil euros. No seu discurso, o presidente da CIMBSE, disse que o documento que negociou e assinou em nome dos 15 presidentes de Câmara da região “será um instrumento estratégico e financeiro com um objectivo claro e definido: construir uma região que dentro de uma década lidere o crescimento do Interior do País, sendo reconhecida pela sua dinâmica e atractividade económica, social e cultural e uma referência nacional na valorização dos recursos endógenos e com origem em marcas diferenciadoras e de alto valor acrescentado”.
Vítor Pereira referiu que “quase metade desta verba – mais de 21 milhões de euros – foi consensualizado por todos, destina-se a apostar na Educação e nas condições de formação dos nossos jovens, com especial enfoque na qualificação das infra-estruturas, no sucesso escolar e no combate ao abandono escolar. É um chavão recorrente, mas é uma verdade insofismável, o único caminho para o futuro é a Educação e a qualificação das nossas populações. A CIMBSE quer ser reconhecida pela aposta que faz no maior factor de mobilidade social que é a Educação”. A segunda maior fatia do bolo, com quase 8 milhões de euros, “vai para medidas de eficiência energética nos equipamentos colectivos das comunidades”, indicou. “A CIMBSE quer ser reconhecida pelas preocupações ambientais e a preservação do riquíssimo património natural de toda Comunidade, ao qual dedicaremos cerca de 2 milhões de euros para intervenções de preservação e valorização desse património natural. Apostamos também muito no Emprego e no apoio à dinamização económica da Comunidade. Iremos investir aproximadamente 4 milhões de euros em medidas de apoio à economia, ao empreendedorismo, à criação de postos de trabalho e do próprio emprego”, disse. Reconheceu ainda que “há mais vida para além do Pacto”. “Neste e no Plano que lhe deu origem, estão lançadas as bases para outros desafios, já que os Municípios poderão, individualmente, candidatar-se a outros eixos e medidas, cujos valores, no conjunto dos 15 Municípios que compõem a Comunidade, poderão ultrapassar o valor contratualizado no Pacto que ora apresentamos. Estou a falar dos PEDU’s, no PAMUS, no PAICD, no Turismo e tantos outros”, apontou o também presidente da Câmara Municipal da Covilhã.
A CIMBSE, que abrange uma área de 6.300 km quadrados e cerca de 236 mil habitantes, é constituída por 15 Municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e 3 do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Ler também:  Seia - Restaurante “A Escola” do IPG recria culinária de todas as regiões do país

Notícias Relacionadas