Apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais

A apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, Beiras e Serra da Estrela teve lugar em Gouveia, no dia 17 de Maio.

O evento contou com cerca 200 operacionais de diversas entidades, entre as quais a Liga dos Bombeiros Portugueses, Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, GNR – Guarda Nacional Republicana, GNR UEPS – Unidade de Emergência de Protecção e Socorro, Polícia Segurança Pública, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais, incluindo as equipas de Sapadores Florestais da CIM Beiras e Serra da Estrela.

A CIM Beiras e Serra da Estrela adianta que “todos estes equipamentos, iniciativas e estratégias, são um passo significativo para a protecção do nosso território e da nossa comunidade contra os incêndios rurais”.

Nos 15 concelhos das Beiras e Serra da Estrela estarão disponíveis 847 operacionais, 250 veículos e quatro meios aéreos que ficarão localizados na Guarda, Mêda, Seia e Covilhã. O segundo-comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil das Beiras e Serra da Estrela, João Rodrigues, salienta que “é um dispositivo flexível podendo ser aumentado consoante o risco de incêndio”.

Os meios estarão mobilizados entre 1 de Julho e 30 de Setembro, na denominada fase Charlie, aquela que exige maior empenho operacional.

A apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para 2024 contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Simões Ribeiro.

Notícias Relacionadas