Serra da Estrela
O Dispositivo de Protecção Civil mobilizado para a Serra da Estrela, entre Dezembro de 2023 e Abril d e2024, foi apresentado na Torre, no dia 15 de Dezembro.
O comandante operacional sub-regional das Beiras e Serra da Estrela, António Fonseca, disse que o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela conta, diariamente, com 18 elementos, um número que passa para 32 aos fins-de-semana e dias de maior afluxo e pode chegar aos 100 operacionais em caso de necessidade.
António Fonseca disse que o recrutamento feito com as seis corporações de bombeiros da Covilhã, Seia, Manteigas, Gouveia, Loriga e São Romão, assim como com os dois postos da Força Especial de Protecção Civil, em Unhais da Serra (Covilhã) e Valezim (Seia), mais as unidades de Emergência de Protecção e Socorro (UEP) pode “facilmente ascender à centena de operacionais”. Informou ainda que os meios estão em linha com os anos anteriores e o reforço que existe “é conjuntural”, podendo acontecer pontualmente.
A secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, referiu que a importância destas forças na Serra da Estrela, além da capacidade de resposta, tem um papel preventivo e de sensibilização junto dos visitantes.