Alunos participaram em Missões Empreendedoras

Serra da Estrela

O projecto de empreendedorismo “IDEIAS Serra da Estrela”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela e dinamizado pela Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, culminou com a realização das Missões Empreendedoras constituídas por alunos e professores vencedores dos Concursos de Ideias.
Os jovens participantes tiveram oportunidade de conhecer diferentes realidades empreendedoras, partilhar experiências conjugando aspectos lúdicos, culturais e pedagógicas através de visitas a espaços inovadores e locais emblemáticos. A “Missão Barcelona” incluiu alunos do Instituto de Gouveia e da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, vencedores do Concurso Supramunicipal. Ao longo de 4 dias, os jovens visitaram a incubadora Barcelona Activa e outras Startups onde puderam  observar  projectos  inovadores resultantes da capacidade empreendedora de gente que transforma ideias em sucesso empresarial.
A “Missão Empreendedora a Lisboa” levou à capital os alunos vencedores do 3.º ciclo do Concurso Supramunicipal que representaram a Escola Evaristo Nogueira, de S. Romão, no concelho de Seia. Os restantes alunos, da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres e da Escola Profissional da Serra da Estrela, que visitaram Lisboa foram os vencedores dos Concursos de Ideias de Fornos de Algodres e de Seia. Do programa da Missão constou uma visita à Vodafone Labs Lisboa, à Startup Tech, Startup Comércio e ao Tagus Park constituídas por incubadoras que permitiram aos jovens contactar com realidades inovadoras e tecnologicamente pioneiras, onde as ideias foram transformadas em sucesso empresarial. A Fundação Champalimaud, líder mundial na inovação científica e tecnológica, que desenvolve programas avançados na área biomédica, foi outro dos locais visitados.
São João da Madeira, reconhecida como Cidade do Trabalho e detentora de uma grande diversidade empresarial e industrial, recebeu o grupo de alunos da Escola Abranches Ferrão, de Seia. Nesta Missão os jovens, a frequentar o 3.º ciclo, tiveram possibilidade de visitar a empresa de feltros para chapéus FEPSA, o Museu da Chapelaria e a única fábrica de lápis em Portugal, a centenária Viarco.
Através das Missões Empreendedoras, os jovens da Serra da Estrela tiveram oportunidade de partilhar realidades onde o empreendedorismo e a inovação assumem um papel decisivo no desenvolvimento do país.

Notícias Relacionadas