Recriação Histórica do Cerco de Almeida recorda Guerras Peninsulares

Almeida

A vila de Almeida vai viver a recriação histórica do Cerco de Almeida, de 26 a 28 de Agosto. O evento, que vai na 18ª edição, recorda as Guerras Peninsulares, nos episódios de 1810.
O programa começa esta quinta-feira, 25 de Agosto, a partir das 18.00 horas, com a inauguração da Exposição, no Museu Histórico Militar Almeida, “Homem Morto Passou por Aqui”. O primeiro dia inclui também a visita à Casa da Roda dos Expostos, na Casa da Roda dos Expostos (19.00 horas) e a visita encenada “Vêm aí os Franceses e outras Histórias”, com início no Quartel das Esquadras, a partir das 21.30 horas.
No dia 26 de Agosto, às 17.00 horas, tem início das actividades Histórico-Militares com Hastear das bandeiras, no edifício dos Paços do Concelho. Segue-se a abertura e inauguração do Mercado Oitocentista, o render da guarda e ronda de sentinelas (Portas São Francisco), Espectáculo de Fogo (21.00 horas) e sarau cultural e Baile Oitocentista (infantil e adulto), na Antiga Praça de São João | Praça Dr. Casimiro Matias.
Entre as 19.00 horas e as 2.00 horas, o Terreiro Poço do Rancho acolhe as Tabernas Oitocentistas onde é possível saborear a gastronomia local.
No sábado, 27 de Agosto, o destaque vai para a abertura do Acampamento Histórico Militar com Desfile do Santo António, desde o edifício da Câmara Municipal de Almeida até ao Acampamento Histórico-Militar (Baluarte de São Francisco), a partir das 17.00 horas.
Seguem-se actividades e oficinas histórico-militares no Jardim Municipal, Antigo Convento, picadeiro e MHMA. Para as 22.15 horas está anunciada a concentração das tropas no acampamento histórico, no Baluarte de São Francisco, com desfile até ao campo de batalha. O cerco à Praça-Forte pelas tropas de Massena e explosão do Castelo terá lugar às 23.00 horas. O espectáculo PIROMUSICAL, será às 24.00 horas e, meia hora mais tarde haverá o Momento musical “World Music in Opera”, na Escadaria do Antigo Quartel das Esquadras.
A Cerimónia Militar de Homenagem aos mortos (Memorial do Castelo), presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército Tenente-General Guerra Pereira, com a presença dos restantes militares convidados, às 9.00 horas, marca o início das actividades de Domingo, 28 de Agosto. Às 10.15 horas, acontece a cerimónia de Homenagem ao Exército, na Antiga Praça de São João | Praça Dr. Casimiro Matias.
O programa também integra a celebração da Missa, em memória dos elementos do GRHMA já falecidos, nas Portas Interiores de Santo Antonio, às 13.00 horas.

Notícias Relacionadas