Recriação Histórica do Cerco de Almeida atraiu milhares de visitantes

> Região > Almeida > Recriação Histórica do Cerco de Almeida atraiu milhares de visitantes
Jornal A Guarda

Almeida

Almeida viveu a 18ª Recriação Histórica do Cerco de Almeida, nos dias 26, 27 e 28 de Agosto. Ao longo de três dias foi recordado o tempo das invasões Francesas ocorridas em Almeida em Agosto de 1810. O evento contou com um mercado oitocentista, oficinas e manobras militares de época, acampamento militar, baile oitocentista, visitas encenadas, ofícios da época interactivos, combates entre as tropas aliadas e o exército de Napoleão e animação permanente.
As actividades começaram com a inauguração da exposição “Homem Morto Passou por Aqui” no Museu Histórico Militar de Almeida, com a presença do executivo municipal, do autor Valter Vinagre, do Director de Produção Nuno Figueiredo, e do Coronel, na reserva, Luis Albuquerque, Ex-director do Museu Militar de Lisboa.
O programa continuou com a reabertura da Casa da Roda dos Expostos.
A visita encenada “Vêm aí os Franceses e outras Histórias!” por trilhos escondidos da fortaleza de Almeida, foi outra das actividades do primeiro dia da Recriação Histórica do Cerco de Almeida.
O segundo dia do evento começou com o hastear das bandeiras e cerimónia evocativa em homenagem aos mortos no Combate do Côa. Da programação também fez parte: o Acampamento Histórico Militar com Desfile do Santo António desde o edifício da Câmara Municipal de Almeida até ao Acampamento Histórico-Militar (Baluarte de São Francisco); actividades e Oficinas histórico-militares no (Jardim Municipal, Antigo Convento, picadeiro e MHMA); a concentração das tropas no acampamento histórico Baluarte de São Francisco e desfile até ao campo de batalha; o cerco à Praça-Forte pelas tropas de Massena e explosão do Castelo, o espectáculo piromusical; o momento musical “World Music in Opera”, na Escadaria do Antigo Quartel das Esquadras.
O último dia da Recriação Histórica do Cerco de Almeida começou com a Cerimónia Militar de Homenagem aos mortos – (Memorial do Castelo) presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente – General Guerra Pereira, seguida da Cerimónia do Hastear das bandeiras e de uma Cerimónia de Homenagem ao Exército.
A Missa, nas Portas Interiores de Santo Antonio, em memória dos elementos do GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida já falecidos, foi outro dos momentos marcantes do último dia do evento.
A Recriação Histórica do Cerco de Almeida atraiu milhares de visitantes, muitos deles de Espanha.

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas