As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Recriação do “Cerco de Almeida” quer atrair muitos visitantes

Almeida
Começa hoje, em Almeida, a recriação histórica do “Cerco de Almeida”. Até ao próximo domingo estão previstas diversas iniciativas com o objectivo de recriar o feito histórico e de atrair visitantes a esta aldeia histórica.
Nos três primeiros dias terá lugar no CEAMA (Portas Exteriores de Sto. António) o 8º Seminário Internacional “Fortalezas e Fronteiras”.
O programa de sexta-feira continua, às 14.00 horas, com o hastear das bandeiras, junto ao edifício da Câmara Municipal. Para as 19.10 horas está marcado um concerto na Igreja Matriz, com pianista, alunos de violino e guitarra do Conservatório de Música S. José da Guarda. O Mercado Oitocentista com aromas e sabores de outrora, tropelias, bruxarias e mezinhas na botica, decorre entre as 19.30 e as 24.00 horas. Pelo meio haverá danças e bailias da época oitocentista (oficina) e ronda de Sentinelas nas Portas da Vila. As actividades prosseguem com música pela noite dentro, “100 Ensaios”.
No Sábado, 30 de Agosto, o hastear das bandeiras, junto ao edifício Câmara Municipal, será às 9.00 horas. Às 10.30 horas, tem lugar a cerimónia de Homenagem aos mortos do cerco de Almeida na Ponte do Côa, deposição de flores e placa alusiva, em memória de Paulo Amorim. O Mercado Oitocentista abre a partir das 14.00 horas, com actividades ao longo da tarde e durante a noite, com destaque para a “Batalha nocturna – Assalto à Fortaleza”, locução: Coronel Ribeiro de Faria (22.30/23.30 horas) e Explosão do Castelo – Espectáculo Piromusical e efeitos cénicos (23.30 horas).
Entre as 14.30 e as 18.30 horas haverá Acampamento Histórico-Militar e oficinas pedagógicas (julgamento do espião, manobras, música militar…). A partir das 15.00 horas terás lugar a conferência “Almeida na Guerra Peninsular”, no Museu Histórico-Militar.
No Domingo, 31 de Agosto, o programa começa às 9.30 horas com o hastear das bandeiras, junto ao edifício da Câmara Municipal. O Mercado Oitocentista será entre as 10.00 e as 17.00 horas. Às 10.30 horas haverá escaramuças pelas ruas do Centro Histórico, com distribuição de medalhas aos grupos participantes.
Às 12.30 horas terá lugar a celebração de Missa Solene, na Igreja Matriz, com a presença dos representantes do GRHMA e do Município.
No decorrer da Recriação Histórica do Cerco de Almeida haverá várias exposições de escultura: “Evolução do uniforme português na moldagem caricatural de Carlos Gonçalves” e de fotografia “Traços de Guerra” de Ángel Centeno e “Grandes Ângulos” Ángel Pablo.

Notícias Relacionadas