Projecto ‘paisagem com futuro’ nas encostas da Fonte Santa

Almeida

O Município de Almeida, através da Divisão de Ambiente e Protecção Civil, colaborou com a plantação de 200 árvores nas encostas da Fonte Santa, no projecto denominado ‘paisagem com futuro’. A iniciativa decorreu no dia 12 de Março com a plantação de azinheiras numa zona afectada pelos incêndios.
Este projecto consiste na implementação de um modelo de Formação e Emprego personalizado, de carácter piloto e experimental, na prevenção e recuperação de paisagens afectadas por incêndios florestais, dirigidos a pessoas com dificuldades especiais de acesso ao emprego.
Trata-se de um projecto de caracter transfronteiriço que conta com o apoio da Fundación la Caixa e que proporciona uma nova oportunidade de formação e emprego para 10 portugueses e 10 espanhóis, na área ambiental (Emprego Verde), promovendo um território sustentável num ambiente rural e socia- terapêutico.
São objectivos deste projecto, melhorar a empregabilidade das pessoas com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho que residem em territórios fronteiriços na área da Economia Verde (NYE Green Employment), e também, recuperar a paisagem e melhorar a resiliência e a biodiversidade das zonas afectadas pelos incêndios florestais, através de uma gestão agro-florestal integral.

Notícias Relacionadas