Morreu o Padre Bernardo Terreiro do Nascimento

Almeida

Faleceu, no dia 2 de Dezembro de 2022, o Padre Bernardo Terreiro do Nascimento, com 101 anos de idade e mais nove meses.
A missa exequial, no dia 3 de Dezembro, na igreja paroquial de Almeida, foi presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. O funeral seguiu para o cemitério de Almeida onde o corpo do padre Bernardo Terreiro foi colocado num jazigo da família.
Natural de Almeida foi ordenado sacerdote no dia 7 de Setembro de 1947, depois de ter frequentado os seminários diocesanos do Fundão e Guarda.
Na sua longa vida também exerceu o sacerdócio através da música, especialmente religiosa, compondo centenas de obras para orfeão. Fez o curso de Conservatório Nacional do Porto e vários cursos no país e no estrangeiro. Como professor de música dirigiu os coros dos Seminários do Fundão e Guarda, da Escola Superior do Instituto Politécnico da Guarda, da Covilhã, do Centro Cultural da Guarda e do Coro Etnográfico de Almeida. 
“Fui sempre seduzido pela Harmonia desde criança e a condução de coros, que me foi confiada ao longo da vida, criou em mim uma paixão”, escreveu no livro ‘Salmos Harmonizados para Orfeão’.
Compôs vários livros de música, entre os quais ‘Cantando ao Senhor da Vida – Cânticos para celebrações’, ‘Salmos Harmonizados para Orfeão” e “Fátima e a Eucaristia”. 
O padre Bernardo Terreiro foi homenageado pelo Centro Cultural da Guarda, no dia 20 de Novembro de 2021.
Acérrimo defensor de Almeida e das suas gentes, Bernardo Terreiro foi, durante décadas, correspondente do Jornal A GUARDA, fazendo eco dos principais acontecimentos deste concelho raiano.

Notícias Relacionadas