“Fortalezas Abaluartadas da Raia” candidatas a Património Mundial da UNESCO

> Região > Almeida > “Fortalezas Abaluartadas da Raia” candidatas a Património Mundial da UNESCO
Jornal A Guarda

Almeida

Os Municípios de Almeida, Marvão e Valença, apresentaram o dossier da candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a Património Mundial da UNESCO, ao Presidente da República.
Numa audiência que decorreu na última semana, no dia 3 de Novembro, no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se conhecedor desta candidatura conjunta e considerou que o dossier revela um trabalho muito coeso, completo e de grande valor científico. Prometeu acompanhar de perto o processo da candidatura e revelou que a temática abordada será de grande interesse para Portugal.
Recorde-se que o património abrangido na candidatura integra a Fortaleza de Valença e de Marvão e a Praça-forte de Almeida, exemplares únicos da arquitectura militar dos séculos XVII e XVIII, sendo os mais representativos de sistema abaluartado e na defesa da linha de fronteira.
A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 km, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas.
Na reunião estiveram presentes os Presidentes de Câmara de Almeida (António Machado), Marvão (Luís Vitorino) e Valença (José Manuel Carpinteira).

Últimas notícias

24 de Maio, 2024
A imprensa regional é parceira e peça chave do desenvolvimento local
24 de Maio, 2024
Jornadas Diocesanas da Pastoral Social dedicadas à sustentabilidade das instituições
23 de Maio, 2024
Figueira de Castelo Rodrigo – Encontro de Professores Aposentados do Distrito da Guarda
23 de Maio, 2024
Seia – Jornadas de Museologia nas Misericórdias
23 de Maio, 2024
Manteigas – Luís Tavares e Emília Barbeira vencem Prémio Dr. João Isabel

Notícias Relacionadas