Feira Medieval de Castelo Mendo tem passaporte medieval

Almeida – Iniciativa acontece a 6 e 7 de Abril

Os torneios e justas medievais, a música, a dança, e as histórias do passado voltam a dar vida à Feira Medieval de Castelo Mendo, no concelho de Almeida, nos dias 6 e 7 de Abril. Em cada espaço de oficinas haverá carimbos para completar o Passaporte Medieval desta Feira que todos os anos atrai largas centenas de visitantes a Castelo Mendo.
O evento é promovido pelo Município de Almeida, em colaboração com a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela.
Os visitantes são convidados a descobrir a mitologia medieval com os espectáculos de rua, a animação dos jograis, a deliciarem-se com sabores nas tabernas do mercado.
Do programa também faz parte a Ceia do fidalgo D. Mendo, durante a noite de sábado, 6 de Abril, bem como os cortejos e as tropelias dos saltimbancos e uma panóplia de outras peripécias.
Na Feira Medieval de Castelo Mendo, os mais pequenos poderão embarcar nas mais diversas aventuras e animadas actividades onde reinará a imaginação de mãos dadas com a História.
No espaço pedagógico haverá oficinas e ofícios. No acampamento Civil e Militar é possível assistir à exibição de armas e vivências dos ofícios medievais como a Cota de Malha, além das ocupações femininas tais como a costura e bordados. Os mais novos são convidados a aprender um dos ofícios mais antigos da história com a Oficina de Olaria, modelação de barro e cozedura em forno a lenha. Também é possível praticar a escrita medieval através da Oficina de Caligrafia. Na oficina dos Chapéus os mais pequenos poderão produzir o seu próprio chaperon, um chapéu em forma de capuz, usado em todas as partes da Europa Ocidental na Idade Média.
Nesta Feira também é possível descobrir mais sobre falcões, águias, corujas, mochos entre outros animais utilizados para caça na idade média, bem como assistir à demonstração de voo livre das aves.

Notícias Relacionadas