Almeida | Castelo Mendo
Castelo Mendo, no concelho de Almeida, acolheu centenas de forasteiros durante a Feira Medieval que decorreu a 30 de Abril e 1 de Maio. O evento teve início com a visita encenada nocturna “Onde está D. Menda”, em que as figuras centrais foram D. Mendo e a D. Menda. Houve lutas e espadas entre malfeitores e benfeitores para resgatar a D. Menda, uma contenda que terminou no sítio onde estão eternizadas as figuras de D. Mendo e D. Menda no imaginário popular.
Foi um percurso entre as portas de entrada da Vila até ao Castelinho com muita animação, vários números de dança e musica à época. Os bobos da Corte originaram momentos de muita diversão, isto sem esquecer as provas de iguarias medievais que deliciaram os visitantes. A visita percorreu algumas ruas do burgo menos conhecidas por não fazerem parte do itinerário regular.
No dia 1 de Maio, a Feira Medieval de Castelo Mendo recordou o foral de 1229 de D. Sancho II.
O Município de Almeida deixou um agradecimento público a quem directa ou indirectamente colaborou na iniciativa e “fez de Castelo Mendo palco de coloridas histórias contadas e encantadas”. Destacou alunos, professores e acompanhantes do Agrupamento de Escolas de Almeida (primeiro ciclo e Oficina de História e Arqueologia), bem como mercadores, artesãos e responsáveis pela animação.
O evento foi organizado pelo Município de Almeida, em colaboração com a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Mesquitela e Monteperobolso.